A lombalgia, também conhecida popularmente como “ dor nas costas”, é uma alteração musculoesquelética no aparelho locomotor. Nos dias atuais devido ao avanço tecnológico e a vida sedentária das pessoas os problemas de “dor nas costas” vêm aumentando progressivamente devido ao aumento da expectativa de vida da população.

A lombalgia, ou dor nas costas, lidera o ranking do Instituto Nacional da Seguridade  Social (INSS) das doenças que mais afastam os brasileiros de seus trabalhos, chegando a mais de 100 mil por ano. Ainda, segundo a Organização Mundial da Saúde, de cada 10 pessoas, oito terão este problema ao menos uma vez na vida. Na profissão e no dia a dia uma série de motivos, como postura ou equipamentos inadequados, levam a esse sintoma.

Os sintomas e a intensidade da lombalgia variam a cada indivíduo. Na Medicina Ocidental os tratamentos utilizados são fisioterapia, medicamentos ou cirurgia, variando com a causa da dor. O uso de medicamentos nem sempre são eficazes e com efeitos colaterais. Na Medicina Tradicional Chinesa, toda coluna vertebral e consequentemente a região lombar é dependente do Shen Qi (energia dos rins), e quando existia uma deficiência dessa energia, aparecia a condição básica para as alterações energéticas, funcionais e orgânicas na região.

Para harmonizar esse quadro patológico, são usados os recursos da acupuntura, que é um ramo da Medicina Chinesa praticada com inserção de agulhas especiais inseridas em pontos específicos do corpo, acupontos, que têm se mostrado bastante eficiente no tratamento.