Para os praticantes de Atividade Física não é nada estranho ter um “rolinho” como peça fundamental para o pré-treino esportivo.

Na verdade a técnica utilizada com o rolo é a auto liberação miofascial (Mio = Músculo/Fáscia = Tecido Conectivo) que é um dos segredos para a prevenção de lesões e alívio de dores musculares que aparecem após treinos intensos.

A fáscia recobre todos os músculos do corpo e quando não aderida, permite o deslizamento perfeito dos músculos durante os exercícios. Segundo Meyers (2010) a fáscia é responsável pela transmissão de força entre os segmentos corporais. Kumka (2012) fala que ao mesmo tempo em que a tensão dessa rede de tecido fascial é importante para a coordenação do movimento, a perda de sua elasticidade reduz a capacidade de movimentos amplos e flexíveis e a circulação de substâncias no interior da estrutura miofascial.

A liberação Miofascial consiste em aplicar uma pressão em pontos do corpo, buscando uma maior liberdade entre o músculo e a fáscia (Fukujima, 2007).

Durante a sua liberação ocorre uma melhora da circulação sanguínea local e maior oferta de oxigênio tecidual favorecendo o alívio da dor muscular.

Por esse motivo  é importante no pré-treino pois favorece ganho de mobilidade articular, melhora da execução dos movimentos e diminuição da tensão muscular. No pós-treino proporciona um ótimo relaxamento muscular e a diminuição da dor muscular tardia.

Crie o hábito de se prevenir! O seu corpo merece esse cuidado!

Jorge Filho

Fisioterapeuta/CREFITO 4- 63709F